IPVA Atrasado pode ser até 70% mais caro

É muito importante saber que o IPVA atrasado pode ser até 70% mais caro, isso acontece porque a inadimplência resulta automaticamente em multa, os valores crescem significativamente e têm como resultado a percepção de que IPVA atrasado pode ser até 70% mais caro.

IPVA Atrasado pode ser até 70% mais caro

IPVA Atrasado pode ser até 70% mais caro

IPVA Atrasado pode ser até 70% mais caro

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma contribuição muito importante, além de regularizar a transição do veículo, pagar este imposto corretamente evita multa por IPVA atrasado, e juros que aumentam gradativamente.

Deixar de pagar o IPVA também impede o pagamento do licenciamento 2019, este que é um documento de muita importância, pois estar irregular com esta licença implica em pontuação na carteira, prejudicando o motorista.

O valor desta multa difere para cada estado, mas é válido dizer que todos penalizam os inadimplentes.

Na Bahia, por exemplo, o valor pode chegara á 70% do valor original do imposto. O DETRAN deve enviar direto nas residências dos proprietários, uma carta com o valor da multa e o dos juros, informando qual será a penalidade para quem não realizar o pagamento do imposto e não se prontificar a realizar um acordo.


Como Renegociar IPVA Atrasado?

Afim de diminuir o valor da sua dívida, o mais indicado é renegociar IPVA atrasado e regularizar os seus débitos, evitando possíveis multas, o aumento do valor e a possibilidade de se prejudicar financeira e legalmente.

✱ Saiba ainda como realizar o pagamento do:

Para realizar esta regularização, o site da Secretaria de Estado da Fazenda possibilita o início deste acordo de forma virtual. Veja o exemplo seguindo o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.

  • Dentre as opções, clique em ‘ Parcelamento IPVA’;

  • Serão dadas algumas informações, selecione o primeiro item, onde indica ‘clique aqui’;

  • Para realizar a consulta é necessário inserir o tipo de identificação (CPF ou CNPJ), a identificação e o RENAVAM do veículo, depois clique em ‘pesquisar’.

Postos credenciados do DETRAN ou da Secretaria da Fazenda também podem realizar a consulta e o parcelamento dos débitos, compareça até um destes locais com documentos de identificação do proprietário e do veículo.


Como Funciona o IPVA?

O IPTU é um imposto cobrado para todos os proprietários de veículos automotivos, como: carros, motos, caminhões e caminhonetes. 

De competência da Secretaria de Estado da Fazenda, o IPVA tem 50% dos recursos destinados aos municípios, de acordo com o número de veículos licenciados na localidade.

*O valor desta contribuição é diferente para cada estado e tipo de veículo!

É definida uma alíquota que é multiplicada pelo valor de revenda do veículo, este valor é estipulado pela tabela FIPE e divulgado anualmente, o preço destas alíquotas, que são porcentagens, podem sofrer reajustes anuais.

Também é de responsabilidade de cada região definir a forma de pagamento do IPVA, na maioria dos casos é possível fazer o parcelamento, normalmente de 3 a 10 parcelas, dependendo do sistema adotado por cada estado. Bancos credenciados, casas lotéricas e correios fazem o recebimento.

Além de facilitar o pagamento dando a oportunidade de parcelar, também ficam disponíveis alguns descontos para aqueles que optarem por pagar á vista o valor total do IPVA, os descontos variam, mas são em torno de 5% á 10%.

*Em alguns casos, aqueles que estão regularizados com seus débitos também recebem vantagens!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

IPVA Atrasado pode ser até 70% mais caro